Registros de uma Lomo

Padrão

Como falei para vocês, – nessa minha última viagem – comprei uma câmera Lomo, modelo Mini Diana F+ Flash. Há tempos desejava essa câmera, e sempre procurava pela net as belas imagens reproduzidas por ela. Imagens que para mim eram inspiradoras, com um sentimento vezes caóticos, vezes poético, vezes antiguinho, mas sempre bem vivo. E num balaio de um 35mm manual, caros amigos, vocês só vão saber o que vai dar dessa experiência quando revelar o filme (alguém ai lembra dessa época?)!

Vou falar um pouco da lomo, segundo o site http://www.lomography.com.br/ (porque talvez soasse meio confusa ao explicar) e depois um pouco do que vimos com ela. E por fim, fotos!.

“Começou nos anos 90, quando dois estudantes de Vienna, Áustria, se depararam com uma Lomo Kompakt Automat – uma enigmática e pequena câmera Russa, negligentes, com a qual fotografavam como às cegas. Algumas vezes olhando pelo visor, eles ficaram surpresos com as alucinantes fotos que a tal câmera produzia – as cores eram vibrantes, com profunda saturação e vinhetas que criavam os cantos escuros nas fotos – não havia nada assim que eles haviam visto antes! Ao voltar para casa, os amigos queriam as suas próprias LOMO LC-A, o que alavancou um novo estilo de linguagem artístico experimental fotográfica que hoje nós conhecemos como Lomografia!”

Deu para sacar o espírito? Tanto que esses mesmo estudantes  criaram as “Dez Regras de Ouro” – clique aqui para conhecer -, que ao meu ver, fazem sua existência lomográfica (“Não pense, apenas fotografe”) ser ainda mais completa.

Agora vou falar de mim, só que na verdade verdadeira, do noivo rs. Confesso que ainda não me adaptei aos macetes da câmera (é minha gente, apanha um pouco no começo rs) e tirei algumas poucas fotos. A maior parte são de autoria do Rô, que encarnou o espiríto da marca, e registrou alguns momentos que mostro aqui para vocês! Como descobrirão nas fotos, a lomo permite mexer, fazer vários efeitos e até duplicar duas fotos em uma! E sabe que nem sei como fizemos direito em algumas?rs.

Se preparem, que um mundo de fotos se aproxima, e curtam conosco, nossa experiência lomográfica!

mica018mica015mica016mica014
Usando o filme Color Negative 100 .

mica020mica021mica030mica027mica022mica024mica023mica029mica025mica026Usando o filme Redscale 100.

Apesar de termos usado filme especiais da própria marca, pode-se tirar fotos com qualquer filme 35 mm (falaram que o efeito é muito bom!). Quando testar, conto (e mostro) aqui!

Para comprar: No site da marca (não sei se rola comprar, mas a versão internacional acredito que seja mais barata), na Urban Outfitters (lá fora, onde comprei) e na única loja no Brasil, localizada no Rio de Janeiro (Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, 437, Sobreloja ).

Para quem quer testar fotos ” tipo lomo”, programas como o Instagram (iphone4) e o Picnik (ele também tem no picasa), imitam os efeitos.

Fotos: Tiradas por Rô e Mica, e escaneadas para o blog.

»

  1. Adoooro fotos com efeitos! Ainda não tenho uma Lomo (um dia terei…rs), mas por enquanto brinco MUITO nos apps do iPhone. Dá pra se divertir horrores!
    Uma paixão que eu tinha era a Polaroid, meu sonho era ter uma. Até que um grande amigo meu de trabalho descobriu isso e me deu *-*. Quase morriiii na hora que ele entregou…rs
    Agora ela tá aqui do meu ladinho, preciso comprar os filmes urgeeente pra começar a me divertir.
    Amo fotografia, ainda mais quando não é digital. Acho a experiência de bater a foto e ver depois incrível… fora revelar, que é uma das coisas mais gostosas que eu fazia na faculdade..rs

    AMEI demais as fotos que vcs fizeram… foto de gente feliz =)

    • Ai Bruna queria um iphone só para brincar com esses aplicativos rsrrs, pena que tenho nextel …:( rs . Nossa eu tinha um polaroid (aliás, ainda tenho), e adoravaaaa e ruim era e continua pior era achar filme pra ela! Mas uma época até procurei para tirá-la do encosto e não achei filme!!
      Também amo fotografia, e tinha vontade faz tempo de fzer uns testes com uma dessa…a gente desacostuma né?! bjss
      Brigada linda! bjsssss

  2. Choquei!!!
    =D
    Muuuito lindas, e se vcs são principiantes como tu disse, imagina depois que pegarem as manhas…
    Agora me decidi! hahahaha

    Beijo Mica, amei!

    • ahahah Vivi depois me conta!Quero saber!! Adiantei o post por causa de vc e do nosso papo!rs
      Ah hoje levei ela no SPFW, vamos ver o que vai sair, né?! Sozinha, medaaaa rs
      bjssss

      • Obaaaa, então quer dizer que vai render mais um post com super fotos… já tô esperando!!!
        =D
        Beijos querida, e bom findi!!!

  3. Mica!! Te vi sexta no louge d’O Boticário no SPFW!
    Fui tonta, devia ter ido falar c/ vc!! #momentotiete!!!
    Beijinhos, vc é ainda mais linda ao vivo!!

    • Poxa Paula, devia ter ido mesmo! Ia adorar te conhecer! Tava gostoso por lá, né?!! Na próxima já sabe? Bora bater uma papinho rs! Brigadão viu querida, elogio bão! rs bjssss

  4. Adorei as fotos!! Amo fotos assim com efeitos…ainda mais retro…
    Parece fotos guardadas e encontradas depois de muito tempo…
    Ar de lembrança!!! De passado… adorei…
    Bjo

Deixe uma resposta

